Título: Dois novos pacientes com suspeita da doença estão em isolamento
Autor: Berlinck, Deborah; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 12/05/2009, Rio, p. 13

Americano chega com sintomas em hospital, mas diz que é gripe comum

Dois novos pacientes com suspeita de gripe suína estão internados em hospitais do Rio, elevando para cinco os casos de isolamento. Três deles já tiveram a doença confirmada por exames. Na madrugada de ontem, um homem de 40 anos, que veio da Alemanha, foi atendido no Hospital Copa D"Or com sintomas da gripe. Depois de atendido, foi transferido para o Hospital Evandro Chagas, da Fiocruz.

No Quinta D"Or, uma jovem de cerca de 20 anos, moradora da Ilha do Governador, também apresentou sintomas. Ela contou que frequentava a mesma academia que um dos rapazes internados no Fundão - um jovem de 21 anos, que viajou para Cancún e acabou contaminando um amigo, de 29 anos, que foi o primeiro caso de contágio em solo brasileiro. Os dois passam bem. A mãe de um deles, que também está internada, tem quadro estável, mas está com pneumonia. A jovem foi transferida para o Hospital do Iaserj, onde está internada.

A chegada, no Quinta D"Or, da jovem com sintomas da gripe causou apreensão. A advogada Márcia Leite levou a filha, Priscila, de 20, para a unidade com gastroenterite. Márcia disse que, enquanto a filha recebia atendimento, uma moça, tossindo muito, chegou ao hospital e passou pelo menos 15 minutos na recepção, em contato com cerca de oito pessoas, antes de ser avaliada. Uma hora depois, a notícia de que havia no hospital uma pessoa com suspeita de gripe suína espalhou-se entre acompanhantes, pacientes e funcionários. Máscaras passaram a ser distribuídas:

- O que mais me deixou preocupada é que a jovem ficou em contato com minha mãe, de 65 anos. Quando fiquei sabendo, entrei no setor de triagem, onde minha filha tomava soro, e vi que todos os médicos estavam com máscaras e ela sem.

A assessoria do Quinta D"Or informou que, logo que foi constatada a presença da paciente, a direção do hospital cumpriu as rotinas especificadas pelo Ministério da Saúde: a jovem foi levada para um local reservado, as autoridades sanitárias foram avisadas e tanto a equipe médica quanto as outras pessoas presentes na unidade receberam máscaras. De acordo com a assessoria, não houve pânico.

Ontem à noite, um americano de 35 anos, que chegou dos Estados Unidos na semana passada, foi internado no hospital RioMar, no Recreio. Com febre e tosse, o estrangeiro foi isolado em um quarto e obrigado a ficar de máscara, assim como todos os funcionários que tiveram contato com ele.

- Estou com febre e tosse, mas não é gripe suína, apenas um resfriado. Não estou preocupado, quem está é o hospital - disse o americano.