Título: Oposição pode entrar com pedido de CPI esta semana
Autor: Beck, Martha; Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 12/05/2009, Economia, p. 19

Gabrielli seria convocado a depor

BRASÍLIA. A discussão sobre o artifício fiscal utilizado pela Petrobras acirrou os ânimos da oposição, que estuda requerer uma CPI para investigar a empresa e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Um dos articuladores do movimento, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) aposta que todas as assinaturas necessárias para instalar a comissão deverão ser conseguidas até amanhã. Dias já tem 25 das 27 assinaturas necessárias à apresentação do requerimento à Mesa do Senado. Já começam a surgir discussões até mesmo de uma possível CPI mista no Congresso.

O presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), disse que existe a possibilidade de fazer uma CPI mista com o Senado sobre as denúncias contra a Petrobras e a ANP. Esta proposta será conversada hoje no âmbito da comissão. Também será avaliada a realização de uma audiência pública sobre o tema.

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) defendeu que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, seja convocado para explicar a questão tributária, argumentando que é um absurdo imaginar que uma estatal "esteja se envolvendo com sonegação de imposto federal".

Apesar da consideração do parlamentar, não existe denúncia de que a Petrobras tenha cometido sonegação ou fraude fiscal. (Monica Tavares)