Título: OCDE: Brasil terá forte desaceleração
Autor: Frish, Felipe; Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Globo, 12/05/2009, Economia, p. 21

PARIS e LONDRES. O Brasil deve continuar registrando forte desaceleração econômica nos próximos seis meses, segundo relatório publicado ontem pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), informou a BBC Brasil. O índice Composto dos Principais Indicadores (CLI, na sigla em inglês) do Brasil recuou de 94,7 para 92,7 pontos em março, o que indica forte desaceleração. Em relação ao mesmo mês de 2008, o recuo foi de 13,2 pontos.

O relatório ainda apontou forte desaceleração nos 29 países membros da OCDE, na zona do euro e no G-7 (as sete nações mais ricas do mundo). Considerando-se os países isoladamente, Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Índia e Rússia também têm forte desaceleração. Já China, França, Itália e Reino Unido estariam mostrando sinais de "pausa na desaceleração econômica".

Esses quatro países registraram alta no CLI em março. A maior foi a da França: 1,2 ponto. O índice de todos eles, no entanto, continua abaixo dos cem pontos - a OCDE só considera haver expansão da economia quando o índice registra alta acima dos cem pontos.

O cálculo do CLI considera diferentes indicadores econômicos de curto prazo ligados ao Produto Interno Bruto (PIB), como produção industrial, exportações e desempenho das vendas no mercado interno. Além de seus 29 membros, a OCDE analisa a tendência de outras economias, como os Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).