Título: Até líder do PT já defende Sérgio Moraes
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 13/05/2009, O País, p. 3

Deputado que se lixa para a opinião pública ganha apoio para manter relatoria no Conselho.

BRASÍLIA. Depois de dizer que se lixa para a opinião pública, o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) passou o dia ontem na Câmara comemorando: a sessão do Conselho de Ética que discutiria sua substituição na relatoria do caso do deputado Edmar Moreira (sem partido- MG) foi adiada. Moraes ganhou também apoios para sua permanência na relatoria, inclusive do líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP).

- Não concordo com o achincalhamento público. O estado democrático de direito, a democracia estabelecem imunidade parlamentar de opinião. Uma opinião errada de um deputado não pode ser o centro da decisão do Parlamento. Se regimentalmente houver (uma regra), ele pode ser substituído - justificou Vaccarezza.

O líder do PTB, Jovair Arantes (GO), engrossou a tese - que ganha corpo na Casa - de que Moraes não pode ser punido por expressar opinião. Arantes criticou o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), por ter tratado do caso na imprensa e não internamente.

- O Sérgio Moraes está certo em resistir, não tem que tirar, não. A opinião dele é forte, não é a minha opinião, mas ele tem CPF. Votem contra o parecer dele. É assim que as coisas funcionam na democracia.

Solange Amaral (DEM-RJ) critica os que defendem Moraes:

- Ele não tem o direito de emitir opinião. Perde a imparcialidade. O Conselho tem o dever de substituí-lo, já que ele antecipou o voto.

Dos dois petistas do Conselho, Pedro Eugênio (PE), cotado para substituir Moraes, rejeitou o convite e disse ser favorável à sua manutenção.

- Quero ouvir o fundamento jurídico. Se a antecipação de voto provocar vício no processo, há necessidade de substituição. Caso contrário, seria mais prático mantê-lo e votar seu relatório - disse Pedro Eugênio.

O presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), teve problemas no voo para Brasília. Ele mantém a postura favorável à substituição de Moraes e diz ter nomes para a tarefa, como Nazareno Fonteles (PT-PI).

Depois dos últimos escândalos, Moraes só dá entrevistas com um gravador ligado, e ironizou:

- O que acham do Juruna?

Moraes sustenta que não há espaço para sua substituição na relatoria e ameaça ir ao Supremo Tribunal Federal (STF). Afirmou que as últimas manchetes só reforçaram o apreço da população de sua cidade por ele:

- Sou aplaudido nas paradas de ônibus. O povo sabe quem sou. Vocês não imaginam que mão me deram com essas manchetes! Pega corpo essa linha na população, alguns jornalistas escreveram isso. No avião, o pessoal estava festejando comigo.

Edmar continua respondendo com comentários sobre futebol, quando indagado sobre seu caso. Muitos deputados, especialmente os do baixo clero, cumprimentam Edmar de forma efusiva. Seu depoimento no conselho, marcado para hoje, foi adiado, provavelmente para o dia 20.

Envie OGLPOL para 88435 (R$0,10 por notícia. Até 3 por dia)