Título: Detectados novos tumores em Alencar
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 13/05/2009, O País, p. 5

Vice-presidente fará tratamento com remédios; outra cirurgia está descartada

SÃO PAULO. O vice-presidente José Alencar será submetido a novo tratamento contra o câncer no abdome. Alencar soube ontem que tumores abdominais reapareceram, mesmo após a complexa cirurgia pela qual passou, em janeiro. Na operação, que durou 18 horas, o cirurgião oncologista Ademar Gomes retirou os tumores e aplicou uma solução para quimioterapia hipertérmica, para tentar evitar o reaparecimento de nódulos no peritônio, membrana que reveste a cavidade abdominal.

Está descartada nova cirurgia de retirada dos tumores, segundo Ademar Gomes, diretor do Hospital do Câncer e um dos médicos de Alencar. O oncologista Paulo Hoff, do Hospital Sírio-Libanês, está reprogramando o tratamento do vice-presidente, que deverá ser feito com medicamentos. O hospital, que divulgou o reaparecimento dos tumores ontem, não confirmou se está previsto tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Alencar esteve ontem em São Paulo para fazer exames no Sírio-Libanês. Segundo Ademar Gomes, apesar dos novos de tumores, o estado de saúde do vice-presidente é "excelente":

- Ele está em excelente estado geral, está trabalhando. Mas os exames mostram que há alguns nódulos abdominais, que serão tratados clinicamente.

O câncer de Alencar é do tipo sarcoma, com mais facilidade de reincidir. No ano passado, o vice-presidente já havia feito cirurgias de retirada de tumores, que acabaram reaparecendo na mesma região do abdome. Em janeiro, o vice-presidente se submeteu a uma cirurgia mais radical, na expectativa de que os tumores não voltassem.

Em entrevista ao "Jornal Nacional", da Rede Globo, o vice afirmou que o resultado dos exames não o surpreendeu e que tem "absoluta disposição" para o tratamento:

- A preocupação não significa desespero, e sim absoluta disposição para fazer o que for preciso. Os obstáculos, a gente tem que ter serenidade, lutar para enfrentar a situação da melhor maneira possível. E a vida está nas mãos de Deus. A morte é um fenômeno da vida. Todos que nascem vão morrer um dia, e eu também vou morrer um dia. Quando, eu não sei.

Alencar foi submetido a exames de imagem, que detectaram os novos tumores, e de sangue:

- Eu estou bem. Eu não tenho nada, não tenho nenhum sintoma, dor nenhuma. E os exames de sangue são perfeitos - disse.