Título: Tarso: Supremo entregar Battisti seria perturbador
Autor:
Fonte: O Globo, 13/05/2009, O País, p. 10

Ministro volta a defender italiano e diz que decisão é de Lula

BRASÍLIA. O ministro da Justiça, Tarso Genro, voltou a defender ontem o refúgio político ao extremista italiano de esquerda Cesare Battisti e criticou duramente um suposto movimento no Supremo Tribunal Federal (STF) favorável à extradição do italiano. O ministro disse que a última palavra sobre o assunto é do presidente da República, e não do STF. A eventual extradição, decidida pelo Supremo, entraria em choque com o refúgio já concedido pelo governo.

- Seria perturbador se o Supremo mudasse a jurisprudência para atender à demanda de um país que não respeita as decisões do Brasil. Seria preocupante e perturbador, mas tenho certeza que não vai acontecer.

Mais preocupante ainda, para o ministro, seria o STF incluir no acórdão uma expressão que obrigue o presidente a acolher a decisão e extraditar Battisti. O presidente do STF, Gilmar Mendes, entende que a decisão final sobre extradição cabe à Corte. Tarso disse ainda que optou pela concessão do refúgio por convicção pessoal, e não por afinidade política com Battisti.