Título: Lula, Dilma e Serra juntos entre risos e cochichos
Autor: Gois, Chico de; Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 14/05/2009, O País, p. 4

Vannuchi elogia alternância de poder

BRASÍLIA. O assunto era o passado, mas eles não conseguiram disfarçar a ansiedade com o futuro. Na solenidade em que o governo prometeu facilitar o acesso aos arquivos da ditadura, a corrida presidencial deu o tom. Virtuais adversários em 2010, o governador José Serra (PSDB) e a ministra Dilma Rousseff (PT) sentaram-se cada um de um lado do presidente Lula. Após o discurso de Dilma, que evitou a palavra ditadura e se referiu ao regime como "o período entre 1964 e 1985", Serra contou casos da perseguição e o exílio no Chile. Disse que os arapongas teriam inventado fatos, como seu suposto choro na visita do astronauta Yuri Gagarin a São Paulo:

- E eu não tinha nenhuma simpatia pela União Soviética...

Serra e Dilma evitaram o tema eleitoral, mas ouviram referências diretas à campanha. O ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) citou a presença de Dilma e Serra e elogiou a alternância de poder:

- Duas figuras que a imprensa aponta como fortes candidatos à Presidência, e que asseguram com sua presença o compromisso de que a caminhada é do Estado brasileiro, não importando a sucessão de partidos e forças políticas no poder. A alternância é sempre saudável na vida democrática - disse ele, arrancando risos e cochichos de Lula, Dilma e Serra. O presidente disse não temer críticas de sucessor:

- Deixarei o governo, e tudo o que fiz de errado quem vier depois terá mais é que dizer. E eu não posso reclamar dizendo que a pessoa está me perseguindo.