Título: Deputado que se lixa recorre ao STF para conseguir cargo de volta
Autor: Braga, Isabel; Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 15/05/2009, O País, p. 4

Moraes culpa ACM Neto; novo relator agenda depoimentos e nega acordo.

BRASÍLIA e SANTA CRUZ DO SUL (RS). Depois de afirmar que se lixa para a opinião pública, o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) mostrou que não se lixa para a relatoria no Conselho de Ética da Câmara: entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reaver o cargo de relator do caso Edmar Moreira (sem partidoMG), o deputado do castelo.

A ministra Cármen Lúcia, do STF, deverá decidir se concede ou não liminar a Moraes.

O novo relator, Nazareno Fonteles (PT-PI), quer ouvir Edmar na quarta-feira, e espera tomar no dia seguinte os depoimentos do chefe da equipe de segurança do investigado, Jairo Shirneley, e do chefe do setor de fiscalização de uso da verba indenizatória da Câmara, Roberlan Costa Lopes. Ele pretende encerrar o trabalho em 90 dias.

Edmar é acusado de uso indevido da verba indenizatória.

Segundo relatório da Corregedoria, além de apresentar notas de empresas de sua propriedade, há indícios de que o serviço sequer foi prestado.

Moraes ataca colegas da Câmara Fonteles negou ter feito acordo para assumir a relatoria.

¿ Quando integrava o Conselho de Medicina no Piauí, tinha que julgar meus pares. O STF julga juízes. Se lá julgar é legítimo, imagina nós, que somos eleitos. Julgar decoro faz parte da atividade do Parlamento.

Não tenho constrangimento de participar ¿ afirmou, negando ter sido procurado pelo líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP): ¿ Das minhas convicções não abro mão. Quando é posição política, o mandato tem que estar sob a alçada do líder.

Foge a isso o que envolve ética e princípios. Nesse caso, cabe a decisão pessoal da gente.

Em coletiva em Santa Cruz do Sul, sua cidade, Moraes responsabilizou o deputado Antonio Carlos de Magalhães Neto (DEM-BA), corregedor, pela perda do cargo de relator. Para Moraes, o presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PRBA), é mantido ¿sob o domínio¿ do democrata, a quem ¿deve obrigações¿.

¿ No dia da posse do Araújo (no Conselho), os dois se derramaram em elogios. Deu vontade de apagar as luzes porque pensei que ia acabar em beijos.

Ao ser informado do comentário, ACM Neto afirmou: ¿ O deputado José Carlos Araújo é independente. Entendeu a importância de tomar a decisão (do afastamento de Moraes), que aplaudo. É respaldado pela maioria na Casa.