Título: Dilma faz 2ª sessão de quimioterapia
Autor:
Fonte: O Globo, 15/05/2009, O País, p. 8

Ministra deixa de ir a reunião do PAC para fazer o tratamento em SP.

SÃO PAULO e BRASÍLIA. A ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, submeteu-se ontem, em São Paulo, à segunda sessão de quimioterapia para tratar do linfoma (câncer linfático) descoberto mês passado. A viagem da ministra a São Paulo para fazer o tratamento no Hospital Sírio Libanês foi mantida em sigilo pela Casa Civil. Chegou-se a publicar, no site do ministério, que a agenda dela estava ocupada por despachos internos.

Dilma deixou de participar de uma reunião sobre o PAC, em Brasília, envolvendo setores de energia, gás e a Petrobras.

Mesmo após o Sírio Libanês divulgar o boletim médico sobre o tratamento de Dilma, a Casa Civil não confirmou a viagem dela. O boletim só foi divulgado às 17h30m, quando Dilma, que recebeu o tratamento quimioterápico de manhã, já estava de volta a Brasília. ¿A ministra já está de volta às suas atividades normais¿, informou o texto, assinado pelo médico Paulo Chapchap. Mês passado, os médicos retiraram tumor de dois centímetros da axila esquerda da ministra.

O tratamento estava marcado para sábado passado, mas Dilma teria cancelado a quimioterapia e ido passar o Dia das Mães com a família. Os médicos que atendem a ministra não falam do assunto com a imprensa. Assessores, amigos e políticos ligados a ela foram orientados a não tocar no assunto sequer para confirmar a agenda de Dilma, temendo prejuízos para a sua candidatura a presidente no ano que vem.

Com o início do tratamento mais duro do câncer linfático, a ministra deve ficar fora de Brasília semana que vem. O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que na próxima semana Dilma não deverá trabalhar em Brasília. O presidente Lula estará no exterior, visitando Arábia Saudita, Turquia e China. Ela não irá com ele. Lobão não deu detalhes sobre o que fará a ministra.