Título: Mantega já diz que economia pode ter crescimento zero
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 15/05/2009, Economia, p. 23

Ministro afirma que alta do PIB pode chegar a 2% e cita vendas do varejo para mostrar que retração terminou.

SÃO PAULO. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu ontem, pela primeira vez, que o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e riquezas produzidos no país) brasileiro poderá encerrar este ano sem crescimento. Ontem, depois de se vangloriar de ter acertado as previsões do PIB e de inflação nos últimos três anos, Mantega reviu sua projeção de 2% para a alta do PIB de 2009, feita em abril, para ¿entre zero e 2%¿.

O percentual ainda está acima das previsões dos técnicos do próprio ministério, que vai de zero a 1%.

¿ Estamos em um ano de grande volatilidade, e isso torna mais difícil fazermos projeções.

Mas eu continuo com a minha projeção de que deveremos ter um crescimento positivo, que ficará entre zero e 2%. Qualquer valor entre esses dois números é razoável para o país ¿ afirmou Mantega, que, no início do ano, chegou a projetar alta de 4% no PIB deste ano.

O PIB no segundo trimestre, segundo Mantega, já mostra que ¿está encontrando um caminho de recuperação¿ em alguns setores da economia, como o de alimentação. O ministro avaliou, porém, que crescimento ¿forte mesmo¿ só haverá no quarto trimestre, quando a atividade econômica deverá crescer 3%, na comparação com o mesmo trimestre de 2008. Nesses três últimos meses do ano passado, o PIB caiu 3,6%, frente ao terceiro trimestre, na série com ajuste sazonal.