Título: BNDES reduz juros para financiamentos de curto prazo
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 15/05/2009, Economia, p. 23

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reduziu os juros cobrados nos empréstimos para capital de giro, empréstimo-ponte e para pré-embarque (exportações) em torno de 4,5 pontos percentuais.

O anúncio foi feito ontem pelo presidente do banco, Luciano Coutinho, ao destacar que a redução foi possível devido à queda da taxa básica de juros fixada pelo Banco Central (Selic) que barateou os custos de captação dos recursos instituição.

Nos financiamentos na linha de empréstimoponte, os juros do BNDES caíram de 12,7% ao ano para 7,2% a 8,2%. Já as taxas cobradas para capital de giro caíram de 114,5% para 10,25% ao ano, No caso do financiamento para o pré-embarque, a redução varia de 8,75% para 7,25% ao ano, mantendo a TJLP nesse caso em 1%.

Luciano Coutinho explicou que o banco está repassando de imediato o benefício que teve em suas captações, com o objetivo de tornar mais atraentes e competitivos os seus financiamentos.

¿ Neste momento que estamos tendo redução dos custos, o BNDES está imediatamente repassando esse benefício para essas linhas ¿ destacou Coutinho.

O BNDES vai comunicar hoje aos agentes financeiros a redução das suas taxas. Sobre a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), o banco não faz previsão de quando ela pode ser reduzida por tratar-se de uma taxa de longo prazo. (Ramona Ordoñez)