Título: Mudanças no Enem estressam alunos, afirma especialista
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 18/05/2009, O País, p. 3

Pouco tempo para adaptação às novas regras gera insegurança.

SÃO PAULO. O consultor Carlos Piatto, coordenador do Guia Enem, publicado pela revista ¿Época¿, disse que a substituição do vestibular tradicional pelo novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está confundindo e estressando os alunos do ensino médio. Segundo ele, os estudantes estão com medo de perder tempo tentando entender as novas regras.

De acordo com Piatto, mais do que a preocupação com um exame de interpretação de textos, os alunos estão inseguros com o pouco tempo que têm para se adaptar às mudanças.

¿ Os alunos estão se preparando há muito tempo para o vestibular. A disputa é acirrada e qualquer mudança nas regras precisa ser esclarecida com antecedência, para não criar confusão e insegurança na cabeça dos alunos ¿ disse ele.

Segundo o consultor, há necessidade de esclarecer o método que será aplicado para a aprovação do aluno na universidade. A ideia é que o novo Enem seja obrigatório para todos os concluintes do ensino médio nas redes estaduais a partir de 2010. A proposta foi apresentada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem a simpatia do ministro da Educação, Fernando Haddad.