Título: Era Lula gastou R$ 6,3 bi em publicidade
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 16/05/2009, O País, p. 4

BRASÍLIA. O governo Lula gastou, entre 2003 e 2008, R$ 6,3 bilhões em publicidade, segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom). Significa média anual de pouco mais de R$ 1 bilhão, sendo que em 2006, ano eleitoral, o gasto com publicidade do governo ultrapassou R$ 1,2 bilhão. Os valores são próximos aos gastos do governo Fernando Henrique, que manteve média de R$ 1 bilhão para publicidade de 2000 a 2002. Nesses três anos (único período informado pela Secom), o governo tucano liberou R$ 3,005 bilhões para publicidade.

Esses gastos na era Lula partem de R$ 779,9 milhões, no primeiro ano de governo, e sobem para R$ 1,1 bilhão, em 2005, auge do mensalão. Os dados são baseados em informações do Instituto para Acompanhamento da Publicidade (IAP). Nos dois governos, mais da metade dos recursos de publicidade foi para a TV. Entre 2003 e 2008, R$ 3,2 bilhões desses recursos foram para emissoras de TV em todo o país (51,2%). Os jornais ficaram com 11,75% dessa verba nos seis primeiros anos do governo Lula. O menor investimento foi em outdoors ¿ R$ 64,1 milhões. A internet ficou com R$ 112,7 milhões.

Os valores foram atualizados pelo IGPM, índice de inflação da Fundação Getulio Vargas. Referemse à administração direta e indireta e incluem ministérios, estatais e bancos federais. Mas estão fora publicidade legal, produção e patrocínios.