Título: Lula chega hoje à Arábia Saudita e depois vai à China e à Turquia
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 16/05/2009, O País, p. 4

Presidente quer apoio para candidatura a vaga no Conselho de Segurança da ONU

RIADE, Arábia Saudita. O presidente Lula desembarca hoje na Arábia Saudita para uma visita histórica: a primeira de um chefe de Estado brasileiro ao país.

Lula vai discutir, essencialmente, comércio e investimentos, num país riquíssimo, que detém uma das maiores reservas de petróleo do mundo, estimada em 260 bilhões de barris.

O choque será grande. Sob um calor de 36 graus, Lula, acompanhado de dona Marisa, vai se deparar com uma paisagem social, política, cultural e religiosa radicalmente diferente.

Aqui, nesta monarquia do Golfo arábico governada pela mesma família (al Saud) há mais de um século, pratica-se a interpretação mais radical do Islã, o salafismo ou waabismo. A mulher é vista como reprodutora, vive separada dos homens boa parte do tempo e só pode ir à rua inteiramente coberta de preto.

Um jantar oferecido pelo Rei Abdullah bin Abdulazziz al Saud é o primeiro evento. A Arábia Saudita é o maior mercado do Oriente Médio, com 60% do PIB dos países do Conselho de Cooperação do Golfo, com o qual o Mercosul negocia Acordo de Livre Comércio. O comércio dos dois países é de US$ 5,5 bilhões.

O Brasil espera ainda apoio à sua candidatura a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.