Título: Licitação ameaçada
Autor: Colon, Leandro; Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 01/04/2009, Política, p. 03

O diretor-geral do Senado, José Alexandre Gazineo, disse ontem que cogita suspender a licitação para contratar mão de obra destinada a cuidar dos microfones do plenário. ¿É provável¿, afirmou. A discussão agora é política: o comando administrativo do Senado avalia se é o momento de realizar essa concorrência em plena crise interna.

Ontem, o Correio revelou que a Casa fará licitação daqui a duas semanas para contratar uma empresa destinada a testar diariamente os microfones e o sistema de som do plenário. O valor estimado do contrato é de R$ 379 mil por ano, cerca de R$ 1 mil por dia. O edital prevê uma equipe de três pessoas para ficar no plenário e evitar qualquer contratempo no áudio das sessões.

A empresa vencedora será obrigada a manter os funcionários todos os dias, das 8h às 22h, inclusive às sextas-feiras, quando os senadores encerram os trabalhos na hora do almoço. A divulgação disso irritou o primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), que ontem não quis comentar o assunto. ¿Não vou falar sobre isso¿, disse. Segundo Gazineo, a licitação deve ser suspensa somente se essa medida não inviabilizar os trabalhos no plenário. ¿O plenário está muito ruim. O sistema de ar-condicionado, por exemplo, está apresentando problemas. Está muito calor¿, afirmou. Até hoje os funcionários da Secretaria Técnica Eletrônica cuidavam do serviço de som do plenário. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, o órgão está sobrecarregado. (LC)