Título: Lula diz que decisão de criar a CPI é irresponsável e pouco patriota
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 16/05/2009, Economia, p. 24

PSDB refuta e acusa presidente de ressuscitar resquícios autoritários.

BRASÍLIA. Pouco antes de embarcar, na Base Aérea, para viagens a China, Arábia Saudita e Turquia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou de ¿decisão irresponsável¿ a criação da CPI da Petrobras no Senado e os parlamentares que a subscreveram, de antipatriotas.

Ele enfatizou que esta não é uma comissão do Congresso, mas do PSDB. Os tucanos divulgaram nota acusando Lula de ressuscitar ¿resquícios autoritários¿ e inventar ¿pretextos para não ser investigado¿.

Lula disse que o governo não cochilou ao permitir que o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), primeiro vice-presidente da Casa, comandasse sessão para leitura do requerimento da CPI. No plenário, havia apenas cinco senadores, nenhum do PT. O líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), e o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), já haviam deixado Brasília.

¿ Não é uma CPI do Congresso, é muito mais do PSDB.

Acho estranho que um partido que já governou este país por oito anos, que tem governadores nos estados mais importantes tome uma decisão irresponsável como esta. Irresponsável porque parece uma briga de adolescentes ¿ afirmou Lula.

Ele salientou que não haverá retaliação, pois os senadores têm autonomia e o governo não controla o Congresso: ¿ Eu acho que neste momento em que a gente está viajando o mundo, buscando dinheiro para financiar a exploração do pré-sal, (...) neste momento em que a gente está fazendo um esforço muito grande para começar um debate público sobre a nova regulamentação da Lei do Petróleo no Brasil, alguém levantar a ideia de uma CPI contra a Petrobras é, no mínimo, ser pouco patriota.

Como todos eles são maiores de idade, têm responsabilidade pelo que vão fazer.

`Se alguém quer ganhar a eleição, não fique nervoso¿ Para Lula, a oposição está sem discurso e, depois da poupança ¿ ¿Chegaram a contar a mentira que íamos sequestrar a poupança, como no governo Collor¿ ¿, voltou-se contra a Petrobras.

¿ Me parece que, de repente, o PSDB ficou nervoso. Meu conselho, se alguém quiser ganhar a eleição: não fique nervoso, porque a cara das pessoas nervosas, na televisão, assusta.

Ao lado de Lula, a ministrachefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, sorriu. Presidente do Conselho de Administração da empresa, ela disse que a Petrobras é a maior empresa do país e é auditada pela Comissão de Valores Mobiliários e pela Bolsa de Nova York: ¿ Temos a maior reserva de petróleo do ocidente. Então, não é possível uma atitude superficial em relação à Petrobras.

Ela minimizou a manobra contábil da Petrobras para levantar R$ 4,3 bilhões em créditos fiscais.

Para ela, não há ilegalidade, mas uma questão técnica: ¿ A vigir esse exemplo, tínhamos de abrir investigação sobre todas as empresas brasileiras e suas opções fiscais.

Não é o caso. O tratamento disso pode ser bem mais sereno e implicar outras formas de avaliação, como depoimento em comissões no Congresso.

Na nota do PSDB, assinada pelo presidente Sérgio Guerra (PE) e pelo líder no Senado, Arthur Virgílio (AM), o partido diz que irresponsáveis são: ¿as diretorias `severinas¿ de furar poço; lotear cargos; a obsessão de setores não republicanos e estranhos à Petrobras por espaços na empresa; não fiscalizar a Petrobras; não aprender a lição de que as grandes organizações caminham no sentido da máxima transparência¿.