Título: Suplente de José Maranhão tem 93 processos
Autor:
Fonte: O Globo, 17/05/2009, O País, p. 10

Transparência Brasil lista ações em tribunais federais e estaduais.

BRASÍLIA. No Senado desde fevereiro, quando assumiu a vaga do governador José Maranhão (PB), o senador Roberto Cavalcanti Ribeiro (PRB-PB) é citado em pelo menos 93 processos e recursos judiciais em várias instâncias e estados, segundo o site da organização Transparência Brasil. O levantamento, do projeto "Excelências", indica que o total é a soma de ações nas Varas Federais de Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro, nos Tribunais Federais e na Justiça Estadual, contabilizando ainda as ações das empresas cujo dirigente é o senador.

Além disso, há um processo administrativo no Ministério da Integração. No Tribunal Regional da 5ª Região, há processos e agravos regimentais envolvendo desde acusações de corrupção passiva a irregularidades em contribuições previdenciárias. Ele é dono do Sistema Correio de Comunicação, que inclui uma afiliada da TV Record e o jornal "Correio da Paraíba".

Para Senado, quebra de decoro só durante o mandato

Na sua posse, Cavalcanti afirmou que os processos contra ele eram relativos a fatos antigos e não afetavam seu mandato. Existe um entendimento na Corregedoria do Senado de só considerar como quebra de decoro fatos ocorridos no exercício do mandato. Foi o caso de acusações contra o senador Gim Argelo (PTB-DF), ao assumir a vaga de Joaquim Roriz.

- Nenhum desses processos me preocupa. Referem-se a fatos ocorridos em 1997, ou seja, há 12 anos, e não comprometem meu mandato. Não estou desconfortável em assumir o mandato - observou Cavalcanti, quando assumiu a vaga.

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus excluindo o senador das acusações de estelionato e formação de quadrilha em processo que tramita na Justiça Federal. Com isso, permaneceu apenas a acusação de corrupção passiva.