Título: PDT deve apoiar CPI contra Yeda
Autor: Souza, Carlos Alberto de
Fonte: O Globo, 19/05/2009, O País, p. 4

Comissão quer investigar suposto caixa 2 de tucana

PORTO ALEGRE. A bancada do PDT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, composta por seis deputados, deve respaldar amanhã a proposta de instalação de CPI para investigar as denúncias contra a governadora do estado, Yeda Crusius (PSDB). A adesão dos pedetistas elevaria para 18 o número de assinaturas, o que significa a viabilização da CPI ¿ que precisa de 19 signatários.

Pelo menos três outros parlamentares já sinalizaram que estão dispostos a apoiar a iniciativa, liderada pelo PT.

¿ Tendemos a assinar, não resta a menor dúvida, pois queremos a verdade ¿ disse ontem o presidente regional do PDT, Romildo Bolzan Junior.

Entre as irregularidades apontadas no requerimento da CPI, está a suposta existência de caixa 2 na campanha eleitoral de 2006, quando Yeda se elegeu governadora.

O presidente interino do PSDB à época e responsável pelas finanças do partido, Bercílio Silva, disse ontem ter ¿plena convicção¿ de que os R$ 200 mil doados pela empresa fumageira Alliance One ao partido foram contabilizados.

Morador de Rio Grande, no sul do Estado, onde trabalha no Ministério da Agricultura, ele promete vir a Porto Alegre nos próximos dias para ¿esclarecer a questão ao Brasil¿. A revista ¿Veja¿ mostrou o recibo da doação, que não aparece discriminada na prestação de contas da campanha e estaria ¿agrupada¿ com outros valores recebidos como doação.

A prestação de contas do PDSB de 2006 ainda não foi votada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ¿ o processo está com o relator, desembargador Sylvio Baptista Neto.

Em março, o Ministério Público deu parecer pela desaprovação das contas.

Especial para O GLOBO