Título: Ministros veem risco de queda de investimentos com criação da CPI
Autor: Almeida, Cássia; Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 19/05/2009, O País, p. 5

Mantega diz, porém, não acreditar que investigação apure algo importante.

A CPI da Petrobras é desnecessária e pode trazer turbulências para a empresa, com ações nas bolsas aqui e no exterior, além de prejudicar investimentos, na avaliação dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e de Minas e Energia, Edison Lobão.

Eles fizeram essas afirmações ontem, após participarem do XXI Fórum Nacional, que acontece no Rio até quinta-feira. Para Mantega, o Tribunal de Contas da União (TCU) é capaz de fiscalizar a empresa e ¿já o faz permanentemente¿.

¿ De modo que qualquer dúvida poderia ser esclarecida sem causar maiores traumas. A Petrobras é a maior empresa brasileira, tem um volume de 1% do PIB em investimentos no país a cada ano. E aí você atrapalha essa empresa e provoca uma turbulência na bolsa ou compromete alguma possibilidade de captação que ela possa ter. Isso realmente não ajuda em nada.

Lobão diz que informações podem ser dadas sem CPI Se vai atrapalhar os investimentos, disse Mantega, dependerá da condução da CPI: ¿ Espero que a CPI seja conduzida de forma benigna e construtiva. Não acredito que ela vá apurar nada de importante na Petrobras.

Já Lobão se mostrou preocupado com os efeitos negativos da CPI na imagem e nos investimentos da Petrobras que, só na área do desenvolvimento da produção no pré-sal, chegam a US$ 120 bilhões: ¿ É a vontade dos políticos e eles têm o direito de fazer. Apenas acho que isso trará prejuízos para a Petrobras e para o país, tanto em relação à imagem da companhia como na captação de recursos ¿ disse Lobão.

Mantega disse não acreditar que a CPI trará problemas ao governo na aprovação de medidas para combater a crise no país, como a que trata da taxação dos rendimentos da caderneta de poupança, a ser enviada ao Congresso: ¿ Confio no bom senso dos parlamentares, que têm aprovado medidas, como as do bancos públicos e do crédito. Acredito que há sentido patriótico para que nos unamos para fortalecer o Brasil e não atrapalhar.

Lobão citou investimentos que podem sofrer com a CPI. Citou as negociações com a japonesa Marubeni, para financiar a construção da Refinaria Premium I no Maranhão, com investimento de US$ 20 bilhões. O ministro lembrou que a Petrobras já passa por uma intensa fiscalização do TCU, da Advocacia Geral da União (AGU) e de seu Conselho de Administração.

Já o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a criação da CPI é uma antecipação do processo eleitoral de 2010, e não uma retaliação do PMDB por causa da demissão de apadrinhados políticos na Infraero.

¿ Isso tudo aí é briga política, se chama 2010 ¿ disse.