Título: Gabrielli: estatal está preocupada e tranquila
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 20/05/2009, O País, p. 3

Presidente da Petrobras diz que responderá a todas as perguntas com transparência.

PEQUIM. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem que a criação de CPI no Senado para investigar a empresa preocupa a diretoria da estatal. Mas garantiu que, se for convocado, prestará as informações necessárias com transparência.

- A Petrobras está preocupada, mas também está tranquila e vai responder a todas as questões que aparecerem. Trataremos dos problemas de denúncias genéricas como denúncias genéricas e vamos responder a todos os fatos concretos com a maior transparência, que sempre caracterizou a empresa - afirmou Gabrielli, após anunciar empréstimo de US$10 bilhões negociado pela estatal com o Banco de Desenvolvimento da China.

Ele disse que o tema não foi discutido nas negociações com os chineses. Os efeitos da "potencial CPI", como designou Gabrielli, foram, até agora, pequenos. A sólida reputação da empresa, tanto internamente como no mercado externo, continua preservada.

- É evidente que a reputação de uma empresa como a Petrobras preocupa não apenas a companhia. Preocupa os trabalhadores, os acionistas e, de forma geral, os fornecedores. É algo que tem impacto na sociedade, não há dúvida alguma. Mas nossos procedimentos sempre foram bem claros.

Gabrielli lembrou que esteve no Congresso antes de viajar à China e disse ao presidente do Senado, José Sarney, e aos líderes do PSDB que ele e os demais diretores estão dispostos a esclarecer qualquer questão.

- O Senado decidiu fazer a CPI, e estamos dispostos a prestar todos os esclarecimentos - ressaltou.

oglobo.com.br/pais