Título: Lula afirma que não discute hipótese do terceiro mandato
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 21/05/2009, O País, p. 3

Dilma está totalmente curada", diz, apesar da gravidade da doença.

PEQUIM E BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não discute a hipótese de um terceiro mandato, caso a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, não possa disputar a Presidência por problemas de saúde. Apesar de a ministra estar em tratamento contra um câncer linfático, Lula declarou que ela está curada e que as dores que a levaram a ficar internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foram consequência da quimioterapia. Lula disse ter sido informado pelos médicos de Dilma que isso não seria um problema para ela participar da eleição.

- Não discuto essa hipótese. Em primeiro lugar, não existe um terceiro mandato. Em segundo, a Dilma está bem. Conversei com o doutor Kalil (Roberto Kalil Filho, um dos médicos da ministra), e vi que essa preocupação não existe. A Dilma vai fazer a quimioterapia dela, mas está totalmente curada - afirmou Lula, que disse ter conversado com o médico da ministra às 9h (horário de Brasília) de ontem, antes de embarcar para a Turquia.

A ministra terá de reduzir o ritmo de trabalho durante o tratamento, especialmente nos dias seguintes às sessões de quimioterapia. Os petistas, no entanto, insistem que o câncer não vai atrapalhar a candidatura de Dilma. Ontem, num café da manhã organizado pelo chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, ministros e líderes do PT avaliaram a situação e chegaram a falar de uma pesquisa eleitoral que mostraria o crescimento da sua candidatura. Carvalho reafirmou que a ministra não se licenciará:

- Vamos rediscutir o ritmo da agenda dela. Ela precisa ter um pouco mais de sossego, principalmente depois das sessões de quimioterapia. Na semana passada, ela trabalhou sexta e sábado (logo depois da segunda sessão), o corpo não aguenta.

Segundo ele, no PT a candidatura de Dilma está mantida:

- Não há nenhuma vírgula de fala sobre essa questão da candidatura. Temos convicção de que a doença foi extirpada, mas ela precisa se cuidar.

Apesar das negativas de Lula, na Câmara o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) insiste na tese do terceiro mandato e deverá apresentar, até o fim do mês, emenda constitucional prevendo a realização de um referendo popular, em setembro deste ano, sobre a possibilidade de uma segunda reeleição para o Executivo. Barreto já diz ter as 171 assinaturas necessárias. Em Belo Horizonte, o governador de Minas, o tucano Aécio Neves, disse ver sinceridade nas declarações de Lula:

- Em todas as conversas que tive com o presidente, percebi com muita sinceridade que ele descarta essa possibilidade. Seria uma violência com a sua biografia. Além de ser algo que significaria uma enorme violência à democracia, não há mais tempo hábil congressual para que isso seja aprovado. Para que existisse (essa possibilidade), teria que ter a participação clara do governo, que eu acredito que neste momento não ocorre.

* Enviada especial