Título: TCU vai ajudar a fiscalizar contas de partidos
Autor:
Fonte: O Globo, 22/05/2009, O País, p. 8

Auditores do tribunal começam a analisar documentos já este ano.

BRASÍLIA. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá a ajuda de auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) para fiscalizar com mais rigor, a partir deste ano, as contas de partidos políticos e de candidatos. Os técnicos do TSE serão orientados pelos auditores sobre procedimentos de análise dos documentos. Vão verificar, por exemplo, a autenticidade de notas fiscais apresentadas por doadores de campanha. O TCU também fornecerá programas de computadores para facilitar o controle sobre a contabilidade analisada. O acordo de cooperação foi assinado ontem pelos presidentes dos dois órgãos, os ministros Carlos Ayres Britto (TSE) e Ubiratan de Aguiar (TCU).

A ajuda do TCU será solicitada frequentemente, mesmo fora do período eleitoral, já que os partidos políticos prestam contas à Justiça Eleitoral anualmente. A medida visa a coibir fraudes, como a apresentação de notas fiscais falsas e o caixa dois.

- Vamos fazer um rastreamento do caminho dos recursos que os financiadores dispõem para os candidatos e partidos políticos. O intuito não é dificultar as doações, mas queremos saber das coisas às claras. Queremos fazer o jogo da verdade eleitoral - disse Ayres Britto.