Título: Senado pede que governo reveja apoio a egípcio
Autor:
Fonte: O Globo, 22/05/2009, O País, p. 10

Comissão de Relações Exteriores aprova requerimento solicitando que Amorim considere candidatura de brasileiros.

BRASÍLIA. O Senado manifestou ontem sua posição contrária ao apoio do governo brasileiro à candidatura do ministro da Cultura do Egito, Farouk Hosni, ao cargo de diretor-geral da Unesco. A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou ontem requerimento de seu presidente, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), solicitando que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reveja a posição do Brasil, que fez sua opção em detrimento das candidaturas de dois brasileiros: o atual diretor-geral adjunto da Unesco, Márcio Barbosa, e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

- O secretário-geral ou diretor-geral não exerce apenas responsabilidades administrativas. Desempenha funções diplomáticas, inclusive de representação simbólica de sua instituição. Dentro do sistema da ONU, a Unesco assume papel especial. A partir desses critérios, eu peço aqui no plenário desta Casa que o governo do Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores, reveja o apoio prometido ao senhor Hosni Farouk sob o patrocínio da Liga Árabe - reiterou Azeredo em pronunciamento.

Para o senador mineiro, o governo brasileiro não deveria apoiar um nome sob suspeição e posições controversas.

- A imprensa do Cairo atribuiu-lhe inúmeras irregularidades administrativas. Ganhou triste notoriedade ao afirmar, em conferência no Parlamento do seu país, que queimaria livros hebraicos encontrados nas bibliotecas egípcias. A ameaça de queimar livros distancia-o dos propósitos da Unesco, que busca a paz por meio do entendimento pelo conhecimento - acrescentou.