Título: O Brasil não entrará em recessão
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 22/05/2009, Economia, p. 21

Presidente disse estar confiante de que emprego vai melhorar

ISTAMBUL. O Brasil não vai entrar em recessão. Pelo menos, esta é a convicção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dia depois de o governo reduzir de 2% para 1% a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. E insistiu: "O pior da crise já passou".

- Tenho a convicção de que o Brasil não entrará em recessão. Eu tenho essa convicção - afirmou. - Eu sou da tese de que o pior já passou.

Lula não quis também entrar na discussão se o desemprego vai aumentar - como previu o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles - ou não, como acredita o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Perguntado quem estava com a razão, Lula disse que não cabe a ele comentar declarações de ministros. E minimizou:

- Acho que não há porque não aumentar o emprego no Brasil. Qual o país do mundo que teve um crescimento de emprego como teve o Brasil no mês de abril?

Lula disse que, na viagem à China, o primeiro-ministro chinês, Hu Jintao, contou que o país teria de criar nove milhões de emprego por ano, mas que "só" estava criando três milhões em 2009.

- Ou seja, mesmo assim, está criando três milhões, não está criando zero. São países como Brasil e China que têm dado um certo impulso, e acho que a coisa tende a melhorar daqui para a frente - afirmou o presidente.

Citando as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e seu impacto em geração de emprego, ele assegurou:

- Estou tranquilo em relação a isso. Vamos gerar emprego no Brasil, a desoneração (de impostos) de carros, geladeiras, fogão, máquinas de lavar roupa, motocicletas, foi uma coisa que impulsionou outra vez o comércio - disse Lula. E arrematou:

- Acho que nós já passamos o pior.

O seminário empresarial entre Brasil e Turquia foi praticamente o único compromisso de negócios do presidente Lula ontem, em Istambul. Antes do seminário, ele fez um passeio de barco pelo Estreito do Bósforo, partindo do pier do Hotel Ciragan Palace -- o hotel mais glamuroso de Istambul, um antigo palácio. Depois, a convite dos turcos, visitou, vários pontos históricos e a famosa mesquita Azul de Istambul, onde teve que entrar como todos os muçulmanos: sem sapatos. (D.B)