Título: ACM Júnior cotado para presidir CPI
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 23/05/2009, O País, p. 4

PT considera senador do DEM moderado; Jucá seria indicado relator.

BRASÍLIA. O nome do senador baiano Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM) já ganha adeptos dentro do PT para presidir a CPI da Petrobras. Dos nomes cotados até agora para comandar a CPI, ACM Junior tem mais chance de emplacar, pelo perfil moderado.

Embora o tucano Álvaro Dias (PR) reivindique a presidência por ser o autor do requerimento de criação da CPI, sua candidatura não tem viabilidade dentro da base governista. Chegou a ser cogitada a escolha do líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP), que já foi descartada em razão de suas divergências com o líder peemedebista, Renan Calheiros (AL).

- Se isso se confirmar, meu comportamento será o mais discreto e técnico possível, sem pirotecnias - adiantou ACM Júnior.

Renan, porém, diz que a definição sobre a composição e o comando da CPI só deverá acontecer na próxima terça-feira, após reunião com o presidente Lula. Nessa conversa, também será escolhido o nome do relator da CPI. Apesar de Renan ter discordado inicialmente da estratégia defendida por Mercadante de que os líderes da base governista se indicassem para compor a comissão, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), atual líder do governo no Senado, continua sendo o mais cotado para a vaga de relator.

- Essa definição só acontecerá depois que os líderes fizerem suas indicações na próxima terça-feira. Eu me coloquei à disposição do partido, mas quem resolverá isso é o senador Renan Calheiros. Eu sou apenas um soldado - desconversou Jucá.

Para o líder do DEM, senador José Agripino (RN), a oposição está pronta para negociar com o governo para garantir um dos cargos de comando da CPI.

- Se propuserem um entendimento com o nome do Jucá, da nossa parte não haverá problema - disse Agripino.