Título: Dilma condena CPI e defende gestão da Petrobras atacando governo FH
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 23/05/2009, O País, p. 4

Ministra diz que "não há a menor hipótese" de trocar diretor de Exploração

BRASÍLIA. Às vésperas da instalação da CPI da Petrobras no Senado, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tentou defender a empresa atacando o governo anterior, do presidente Fernando Henrique Cardoso. Dilma disse que hoje a Petrobras não é uma caixa-preta, mas "pode ter sido" no governo passado.

- A Petrobras pode ter sido uma caixa-preta em 97, 98, 99 e 2000 (anos do governo tucano). A Petrobras de hoje é uma empresa com nível de contabilidade dos mais apurados do mundo, caso contrário os investidores não a procurariam como sendo um dos grandes objetos de investimento. Investidor não investe em caixa-preta - argumentou. - É espantoso que se refiram dessa forma a uma empresa do porte da Petrobras.

Segundo Dilma, por ser uma empresa de sociedade anônima, a Petrobras é controlada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e tem ações abertas na Bolsa de Valores de Nova York. Depois do escândalo da empresa americana Eron - que faliu em 2001, denunciada por fraudes contábeis -, foi editada a lei Sarbanes-Oxley, com rígidos parâmetros de demonstração contábil das empresas que operam naquele mercado.

- A Petrobras cumpre sistematicamente a Sarbanes-Oxley - afirmou Dilma.

Ministra diz que Estrella tem seu apoio irrestrito

Segundo Dilma, a Petrobras tem de ser preservada, e os objetivos da CPI criada no Senado podem ser atendidos com investigações pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério Público. Ela disse que apoia o diretor de Exploração da empresa, Guilherme Estrella, e negou que o PMDB tenha proposto a sua substituição pelo diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, em troca de ter maior controle das investigações no Senado.

- Não há a menor hipótese (de tirar Estrella). Isso não está em cogitação. Que eu tenha conhecimento, (a troca) não foi pedida - disse Dilma, repetindo que o PMDB é aliado do governo.

- Eu acho o diretor Estrella um dos melhores diretores da Petrobras. É um homem íntegro, um técnico competente e um geólogo de primeira. É um homem que a gente tem que honrar pelo tempo de trabalho, pela integridade e pela verticalidade dele. Tem meu apoio irrestrito.

Em Ancara, na Turquia, o presidente Lula criticou a instalação da CPI:

- Eu gostaria de saber qual é o fato determinado da CPI. Ou seja, no fundo, no fundo, no fundo, no fundo, ainda não está bem explicado qual o motivo dessa CPI.