Título: Pesquisa do PT mostra subida de Dilma
Autor:
Fonte: O Globo, 23/05/2009, O País, p. 8

Petistas e tucanos avaliam resultado com cautela; Serra aparece com 36%.

BRASÍLIA. Petistas e tucanos analisaram de forma cautelosa os resultados de pesquisa para a eleição presidencial feita pelo Instituto Vox Populi a pedido do PT, na qual o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece com 36% das intenções de voto para 2010, contra 19% da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro lugar, com 17% das intenções de voto, e Heloísa Helena (PSOL), com 8%.

Ambos os lados se apressaram em dizer que a eleição está muito longe e que a consulta foi feita antes da nova internação da ministra durante o tratamento de quimioterapia.

- O resultado é muito positivo não só para a Dilma, mas também para o PT. Eu esperava que ela chegasse a 20% em junho do ano que vem. A previsão se antecipou por um ano. Mas a pesquisa é a fotografia de momento. Temos que ver os resultados com cautela - disse o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP).

O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), atribui ao excesso de exposição na mídia a melhora no desempenho da ministra Dilma na pesquisa.

- Ela tem tido uma exposição que pouca gente tem no Brasil. Só perde para o presidente (Lula). Seja associada a iniciativas de governo, atribuindo a ela efeitos de resultados mais diversos, ou em função da própria doença - disse Aníbal: - O importante é que o Serra mantém posição de 40% de votos, muito consistente, e Aécio também aparece bem.

No cenário com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), Ciro sai na frente, com 23%. Dilma fica com 21%, contra 18% de Aécio e 10% de Heloísa Helena. Branco, nulos e indecisos são 18%. Com Ciro e Serra fora, Dilma aparece em primeiro (25%), seguida por Aécio (20%) e Heloisa Helena (16%). Brancos, nulos e indecisos chegam a 40%. Sem Ciro e Aécio, Serra assume a liderança (43%), seguido de Dilma (22%) e Heloisa Helena (11%). Brancos, nulos e indecisos são 24%. Se a disputa for entre Serra e Dilma, o tucano (48%) passa Dilma (25%). Brancos, nulos e indecisos somam 37%.