Título: Para especialistas, faltam cursos técnicos no país
Autor: Berta, Ruben
Fonte: O Globo, 23/05/2009, O País, p. 12

Pesquisador diz que educação profissional ainda está abandonada.

SÃO PAULO. Especialistas afirmam que faltam cursos técnicos e que o ensino profissional é o maior gargalo da educação no país. Para o pesquisador Francisco Mazzeu (Unesp e Unitrabalho), a ausência do poder público nessa área mostra como a educação é divorciada do trabalho. Para ele, a educação profissional e a de jovens e adultos (EJA) "é bastante abandonada":

- O governo perdeu a oportunidade de implementar uma boa política de educação profissional. Melhorou, com certeza, mas a passos mais lentos do que precisaria. E há uma separação da educação e do trabalho.

Outro problema grave, segundo Mazzeu, é que o EJA não propõe uma qualificação profissional, embora seu público seja de trabalhadores:

- Esse é um dos motivos da grande evasão nas turmas.

Para Celso do Prado Ferraz de Carvalho, coordenador de projetos de avaliação do ensino profissional no ABC Paulista, faltam políticas públicas para incorporar novas escolas:

- Falta escola técnica no Brasil. E a educação profissional é a que pode responder mais rapidamente a mudanças da economia. Por exemplo, os cursos da área industrial, no ABC, que passou por uma desindustrialização, não têm mais a mesma demanda. O que cresce é a educação para a área de serviços.