Título: Fora das salas de aula, 13,5 milhões de analfabetos
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 23/05/2009, O País, p. 13

Mesmo indo à escola, 810 mil dizem que não sabem ler e escrever.

Os números da Pnad divulgados ontem mostram que havia 13,5 milhões de brasileiros (9,5% da população) analfabetos acima de 15 anos de idade sem perspectiva de mudança: eles não frequentavam cursos de alfabetização de jovens e adultos. A qualidade dessa modalidade de ensino também foi posta em xeque: de 1,8 milhão de pessoas que haviam frequentado as salas de aula, 45% (810 mil) declararam não saber ler nem escrever um bilhete simples.

Da estimativa de 14,1 milhões de analfabetos, apenas 547 mil frequentavam cursos de alfabetização (3,8%). Em números absolutos, a Bahia era o estado com maior número de analfabetos que não estavam matriculados: 1,8 milhão de pessoas. Em seguida, aparece São Paulo, com 1,4 milhão. O Rio de Janeiro vem em décimo lugar, com 517 mil.

Entre os estados que estão tentando diminuir o prejuízo, o destaque foi para o Amazonas: 19,3% da população analfabeta acima de 15 anos estava em salas de aula de alfabetização. O segundo lugar vem com menos da metade: Santa Catarina, com 9,7%. O Rio ocupa a quarta posição, com 4,6%. Já entre os que têm menor porcentagem de pessoas analfabetas matriculadas estão Roraima, Rondônia e Tocantins. (Ruben Berta)