Título: Tasso: arestas com o DEM foram acertadas
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 24/05/2009, O País, p. 9

BRASÍLIA. Para evitar um racha que comprometa a aliança já alinhavada com o DEM e o PPS para a sucessão presidencial, o PSDB pretende relevar divergências, até agora menores, com os democratas.

¿ As arestas com o DEM foram arredondadas. Não acredito em prejuízo à relação eleitoral para 2010 ¿ diz o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Embora tenha sido desautorizado publicamente pelo PSDB, quando os tucanos contestaram o acordo que ele havia referendado a favor do adiamento da leitura do requerimento de criação da CPI da Petrobras, pelo menos até que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, fosse ouvido pelo Senado, o líder do DEM, José Agripino (RN), diz que o episódio teria sido superado.

Isso depois de uma conversa com Ar thur Virgílio (AM), que tinha autorizado que Agripino lhe representasse na reunião do colégio de líderes.

O deputado Rodrigo Maia vai além nessa discussão: ¿ Estamos próximos de um acordo na Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Arthur Virgílio acredita que dentro de mais alguns dias os dois partidos terão superado as divergências sobre a criação da CPI da Petrobras. Com dois fortes pré-candidatos à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, os tucanos representam uma expectativa de poder.

Já os democratas não têm muita alternativa. Uma aliança com o PT seria impensável.