Título: Fies também para o ensino médio
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 28/05/2009, O País, p. 4

Benefício atingirá alunos de cursos técnicos

BRASÍLIA. O Financiamento Estudantil, programa de crédito educativo do MEC, passará a financiar também cursos técnicos de nível médio. Hoje o Fies só atende alunos de nível superior. O governo quer também que os formados em cursos de licenciatura e medicina possam pagar o empréstimo trabalhando em escolas públicas ou no programa Saúde da Família, do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defende a edição de medida provisória hoje para que o novo formato do Fies entre imediatamente em vigor. Mas a proposta poderá seguir para o Congresso como projeto de lei, em regime de urgência. A decisão seria tomada pela Casa Civil.

Futuros professores e médicos poderão quitar o empréstimo em oito anos e quatro meses. Para cada mês trabalhado na rede pública de educação ou no programa Saúde da Família, será possível abater 1% da dívida. Assim, em cem meses o débito seria zerado. A ideia é que, nesse período, o formado receba o seu salário normalmente - o que pagará a dívida com o Fies é o trabalho na rede pública. A medida valerá somente para instituições de ensino com pelo menos nota 3, na escala de 1 a 5, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).