Título: CPI não afeta investimentos, diz diretor da estatal
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 28/05/2009, O País, p. 11

UM POÇO DE POLÊMICAS: Estrella, que conta com o apoio de Dilma, diz que planos para o pré-sal estão garantidos

Gustavo Paul

BRASÍLIA. Diferentemente do que ministros do governo afirmaram na semana passada, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, afirmou ontem que a criação da CPI para investigar a estatal não terá consequências para os investimentos e desenvolvimento da produção do pré-sal. Estrella respondeu à afirmação do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha, de que a CPI poderá prejudicar as licitações de navios, plataformas em andamento e, consequentemente, a indústria.

- De maneira nenhuma. Os investimentos do pré-sal estão garantidos em nossos planos estratégicos. São planos já estabelecidos há muito tempo, são de longo prazo. Não haverá interrupção no nosso trabalho no pré-sal - disse Estrella, após audiência na Câmara.

O diretor, que teve o cargo pedido pelo PMDB, recebeu elogios públicos da ministra Dilma Rousseff, que garantiu que ele não sairá.

Rocha afirmara estar preocupado com a possibilidade de a CPI prejudicar o setor:

- Temo que ela (a CPI) possa levar à paralisação das licitações em curso e atravancar o desenvolvimento de geração de emprego e renda. Há uma série de processos em andamento de licitações. A gente sempre sente o pior para o nosso lado.

O empresário, que congrega um setor que se diz livre da crise econômica e aposta nas encomendas de 153 embarcações até 2013, foi duro. Segundo ele, "é um absurdo o que está acontecendo no Senado". A Petrobras, afirmou, não precisa de atestado de idoneidade.

- Isso (a CPI) chocou muito nossa indústria e nosso segmento, que podem ter problemas em função de alguns desavisados deste país. O Sinaval demonstra indignação com o que está acontecendo com nosso potencial cliente. Essa CPI é contra o princípio do desenvolvimento do país - afirmou Rocha.

Ele anunciou que pedirá aos integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Marítima Brasileira que se manifestem contra a CPI.

Estrella disse estar tranquilo em relação à informação de que seu cargo seria disputado pelo PMDB. Ele admitiu, porém, que se trata de um cargo de confiança e que, como tal, pode ser substituído:

- Exerço um cargo técnico, mas pratico uma política de governo.