Título: Câncer leva Alencar aos EUA, e Temer vai assumir
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 27/05/2009, O País, p. 4

Na ausência de Lula e do vice, presidente da Câmara será o interino, na próxima semana

BRASÍLIA e SÃO PAULO. A combinação de viagens do presidente Lula à América Central e do vice, José Alencar, aos Estados Unidos, para tratamento de saúde, fará o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), assumir a Presidência da República durante três dias, na próxima semana. Com 18 tumores abdominais, Alencar viajou ontem para Houston, no Texas, onde tentará um tratamento experimental contra o câncer. Ele vai se inscrever no programa de testes de medicamentos do M.D. Anderson, um dos maires centros mundiais de pesquisa e tratamento contra a doença.

Até ontem, ainda não havia chegado à presidência da Câmara comunicado oficial do Palácio do Planalto sobre a possibilidade de Temer assumir o cargo nos dias 1º, 2 e 3 de junho. Isso porque ainda não estava confirmado o período em que Alencar ficará fora do país. Domingo, Lula embarca para El Salvador, onde participará da posse do presidente eleito, Maurício Funes. Depois, segue para Guatemala e Costa Rica, e só retorna ao Brasil na quinta-feira.

Temer assumirá interinamente a Presidência pela terceira vez. Antes, já havia ocupado o cargo no governo Fernando Henrique, em 1998 e 1999. No atual governo, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) assumiram a Presidência em 2006, quando eram presidentes do Senado e da Câmara, respectivamente.

Ontem, Alencar deu entrevista um pouco antes da viagem:

- Estou confiante. Quimioterapias, já fiz todas elas e o tumor resistiu. Operação? Muitas, e o tumor resistiu, voltou, porque tem uma característica recorrente. É um tumor bravo, não é? Mas eu sou da roça. Estou acostumado a montar cavalo bravo - disse ele.