Título: Colegas de carteira suspensa julgarão deputado
Autor: Carvalho, Ana Paula de
Fonte: O Globo, 27/05/2009, O País, p. 11

Na Assembleia paranaense, 18 dos 54 parlamentares foram notificados pelo Detran e decidirão sobre Carli Filho

Ana Paula de Carvalho

CURITIBA. Dos 54 deputados da Assembleia Legislativa do Paraná, 18 foram notificados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) informando sobre a suspensão da habilitação. Entre eles, quatro dos cinco deputados que integram o Conselho de Ética da Casa estão na mesma situação, mas continuam dirigindo por terem processo em andamento. São eles que vão analisar pedido de cassação do deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB), que se envolveu num acidente que causou duas mortes.

Carli Filho dirigia a 190 km por hora e estava embriagado, com teor alcoólico no sangue quatro vezes além do limite permitido. No acidente, no dia 7 de maio, morreram Gilmar Rafael Souza Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20.

O deputado Pedro Ivo Ilkiv (PT), que preside Conselho de Ética, foi notificado pelo Detran, mas pode continuar dirigindo enquanto tramitam os processos em até três instâncias. O parlamentar foi multado por infração gravíssima em 2003.

- Sou bom motorista, nunca me envolvi em acidente. Estava a 80 km/h, mas tinha um trevo onde o limite era 40 km/h e eu me distraí - justificou o presidente do Conselho de Ética.

Presidente da Assembleia e relator na mesma situação

Outros três integrantes do Conselho estão na mesma situação: Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), relator do processo de cassação, com 55 pontos na carteira; Ademar Traiano (PSDB), com 43 pontos; e Osmar Bertoldi (DEM), com 24.

O Detran notifica todo condutor que ultrapassa 20 pontos em um ano. Mas há casos em que o recurso já dura mais de seis anos, a exemplo de Pedro Ivo Ilkiv. O deputado pôs o cargo à disposição, mas vai continuar à frente do processo por ter recebido apoio do presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), que tem 41 pontos na carteira e está em situação regular, devido a recursos em andamento.

- Se os familiares das vítimas ou o presidente entenderem que minha participação está comprometida, deixo o cargo tranquilamente - disse Ilkiv.

O presidente da Assembleia saiu em defesa dos parlamentares e negou relação de qualquer um deles com o caso que vão julgar.

- Não vejo interferência, porque ninguém cometeu algo que extrapole ou não tenha condição de participar da Comissão de Ética - disse Justus.

Carli Filho, notificado pela Assembleia, deve apresentar defesa até sexta-feira ao Conselho, enquanto o prazo para apresentar sua versão ao PSB termina hoje.

De acordo com o Detran-PR, a notificação da suspensão da carteira é entregue pelo correio. No entanto, a descrição técnica do processo apresenta falhas e brechas ao mau condutor, que poderá dirigir com carteira suspensa até a renovação do documento, se não for flagrado em blitz.

Quando uma pessoa é pega dirigindo com a carteira da habilitação suspensa, é autuada, tem a carteira cassada por dois anos e deverá se submeter à reabilitação como se fosse tirar a primeira carteira. Além disso, responderá judicialmente por crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a um ano.