Título: Nunca mais vão ver dois Paraguais
Autor:
Fonte: O Globo, 29/05/2009, O País, p. 12

Lula alfineta governo Serra e promete igualdade na educação

Demétrio Weber

BRASÍLIA. Ao lançar ontem um pacote de medidas para melhorar a formação de professores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que seu governo fez, em menos de sete anos, o que não foi feito nos últimos 30 ou 40 anos. E cutucou o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, José Serra, mencionando a distribuição de livros didáticos com dois Paraguais, problema ocorrido na rede estadual paulista. Lula afirmou que o governo criou um novo paradigma para a educação brasileira e está dando um pontapé para colher resultados no intervalo de uma geração.

- Vocês nunca mais vão ver neste país um mapa do Brasil com dois Paraguais. Nunca mais. E, se alguém fizer errado, o MEC tem que corrigir - discursou Lula.

Ele se referiu às últimas edições das Olimpíadas da Matemática e da Língua Portuguesa e, dirigindo-se à plateia, afirmou:

- Estamos longe de chegar ao nosso sonho. (Mas) Estamos fazendo em sete anos o que não foi feito em 30, 40 anos neste país.

Ele afirmou que as mudanças estarão completadas quando o filho do patrão e do empregado estiverem na mesma escola.

Um painel informava que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica deverá abrir 331 mil vagas em cursos de licenciatura. Lula criticou a imprensa ao comentar a melhora do país num ranking de produção científica. O ranking foi amplamente divulgado. O presidente reclamou:

- Notícia boa não induz as pessoas a lerem. O que é preciso é coisa ruim.