Título: PAC: só um terço das obras avançou
Autor: Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Globo, 29/05/2009, Economia, p. 27

BRASÍLIA. Um levantamento da ONG Contas Abertas mostra que 74% dos empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda não saíram do papel nos últimos dois anos e apenas 3% foram concluídos. Tendo como base publicações específicas para cada uma das 27 unidades da federação, distribuídos pela Casa Civil em abril, o estudo relaciona 10.914 obras, das quais 9.838 são da áreas de habitação e saneamento. As informações englobam investimentos previstos pela União, por empresas estatais e pela iniciativa privada entre 2007 e 2010 e pós 2010. Apenas 319 estavam concluídas até dezembro passado.

Segundo o levantamento, apesar de representar 90% do programa, o eixo de infraestrutura social e urbana, que inclui projetos de saneamento, habitação, transporte urbano e recursos hídricos, apresenta um desempenho fraco. Apenas 126 foram efetivamente finalizadas até o fim do ano passado (1% do total). Dos empreendimentos previstos no setor, 7.560 (70%) estão em fases de contratação, contratado, licitação ou apenas em fase de ação preparatória (estudo ou licenciamento).

Outros 2.152 empreendimentos de infraestrutura social e urbana, ou 22% do total, estão listados como "em andamento".

Segundo o economista Gil Castelo Branco, responsável pelo levantamento, os dados mostram que os velhos problemas das obras públicas brasileiras continuam. O PAC esbarra em legislação ambiental, áreas indígenas, recursos interpostos às licitações e paralisações determinadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).