Título: Com teto e verba, eles ainda reclamam
Autor: Vasconcelos, Adriana; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 30/05/2009, O País, p. 13

Pelo menos 10 dos 42 senadores que recebiam auxílio-moradia até mês passado têm casa própria na capital

BRASÍLIA. Dos 42 senadores que recebiam até mês passado o auxílio-moradia de R$3.800 mensais, pelo menos dez admitiram ter imóvel próprio - a maioria casas no Lago Sul, bairro nobre da capital - ou se hospedam na casa de familiares quando estão em Brasília. E alguns ainda reclamam que a ajuda é insuficiente. O pagamento não é considerado ilegal pelo Senado, que convalidou essa interpretação anteontem.

Entre os que moram em imóveis próprios e recebem o benefício estão Adelmir Santana (DEM-DF), Gerson Camata (PMDB-ES), Gilvam Borges (PMDB-AP), Heráclito Fortes (DEM-PI), José Agripino (DEM-RN), José Sarney (DEM-AP) e Roseana Sarney (PMDB-MA). Desses, pelo menos dois não receberão mais a verba: Sarney pediu a suspensão alegando que nunca o havia solicitado; e Roseana, que renunciou ao mandato para assumir o governo do Maranhão. Outros três moram com parentes: Romero Jucá (PMDB-RR), Romeu Tuma (PTB-SP) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

- Não tem apartamento funcional para todo mundo. Moro na minha casa e uso a verba para manutenção. E essa ajuda não dá para nada. Só o gasto com vigia ultrapassa esse valor. Mas auxílio-moradia não é privilégio do Senado. O Executivo e o Judiciário também têm - diz o 1º secretário, Heráclito Fortes.

Jucá, líder do governo, admite que se hospeda na casa de um de seus filhos e que o benefício cobre despesas do imóvel. O corregedor Romeu Tuma é outro que recebe o auxílio, mesmo morando na casa do filho, o ex-deputado Robson Tuma.

No Senado, o benefício é considerado um direito do parlamentar que não ocupe um dos 72 apartamentos que, teoricamente, deveriam estar disponíveis aos senadores. Para o 3º secretário, Mão Santa (PMDB-PI), essa é uma conquista. Nem todos os senadores concordam.

- Não considero que quem tenha imóvel próprio deva receber o benefício. Eu recebo porque não tenho - diz o líder do PSOL, José Nery (PA).

Valdir Raupp mora num apartamento da mulher, a deputada Mariinha Raup (PMDB-RO). Segundo sua assessoria, ele solicitou, quarta-feira, a suspensão do pagamento do auxílio. Cícero Lucena (PSDB-PB), Gilberto Goelner (PTB-MT) e João Pedro (PT-AM) recebiam a verba ao morando em apartamento funcional. Vão devolver o dinheiro.

A parceria de Wellington Salgado (PMDB-MG) com o titular do mandato, o ministro Hélio Costa (Comunicações), vai além de motoristas e assessores, e se repete também na moradia. Os dois recebem auxílio-moradia do Senado. Mas dizem que não cobre o aluguel da mansão na Península dos Ministros - onde Renan Calheiros (PMDB-AL) também aluga sua casa, com parte paga pelo Senado, e o valor médio dos aluguéis é R$12 mil. Perguntado se não poderiam morar numa casa mais modesta, Salgado disse:

- Se você achar uma naquele local por esse preço me avisa.

oglobo.com.br/pais