Título: Lula descarta Haddad para governo de SP
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 30/05/2009, O País, p. 13

Ministro teria ficado decepcionado

BRASÍLIA. Surpreendido pela sugestão de um reitor para que o ministro da Educação, Fernando Haddad, seja candidato a governador de São Paulo, o presidente Lula não demonstrou qualquer entusiasmo, anteontem à noite, em reunião com reitores das universidades federais. Pelo menos foi como reagiu publicamente. Após cobrir o ministro de elogios, Lula fez questão de defender a permanência de Haddad no cargo até o fim de seu mandato, o que o impediria de disputar as eleições.

- Exatamente porque ele é muito bom e dá trabalho formar as pessoas, vamos deixá-lo onde ele está - disse Lula, segundo relatos.

A resposta desconcertou o ministro:

- O semblante dele mudou. Manteve a expressão de sorriso, mas sem brilho - diz outro relato.

A reunião ocorreu após o lançamento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Nos dois eventos, Lula não poupou elogios ao subordinado. O encontro acabava, quando o reitor da Universidade Federal de São João del Rei (MG), Helvécio Luiz Reis, tomou o microfone e, pedindo licença para quebrar o protocolo, sugeriu o nome de Haddad. Procurado ontem pelo GLOBO, Helvécio negou que tenha proposto a candidatura:

- É papo furado.