Título: Bolsa subiu 12,49% em maio
Autor: Frisch, Felipe; Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Globo, 30/05/2009, Economia, p. 27

Natura estuda nova oferta de ações

RIO e NOVA YORK. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve ontem quase três pregões em um: pela manhã, o Índice Bovespa (Ibovespa) subiu 1,44% e se aproximou dos 54 mil pontos. Segundo o economista-chefe da Ágora, Álvaro Bandeira, o humor azedou com a divulgação do índice gerente de compras de Chicago, pior do que o esperado, e a Bolsa passou a tarde em queda. Só nos últimos minutos, acompanhou a melhora da Bolsa americana, com a divulgação do índice de confiança do consumidor de Michigan, melhor do que o esperado. E o Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,30%, aos 53.197 pontos.

É a maior pontuação do indicador desde 3 de setembro, anulando de vez as perdas obtidas desde o agravamento da crise, no meio de setembro. E garantiu à Bolsa ter uma alta de 12,49% no mês.

Pela manhã, a Natura informou que seus controladores contrataram assessores financeiros para estudar uma eventual nova oferta pública de ações. A empresa abriu capital em 2004 e, desde então, suas ações quase quadruplicaram de valor: sobem 341%.

Em Wall Street, as ações dos principais índices também se recuperaram no fim do pregão, após flutuarem a maior parte do dia. O Dow Jones avançou 1,2%, para 8.500 pontos. O Standard & Poor"s 500 subiu, por sua vez, 1,4%, para 919 e o Nasdaq, 1,3%, para 1.774. (Felipe Frisch, com agências internacionais)