Título: Fundos de ações da Petrobras e Vale lideram aplicações em maio e no ano
Autor: Novo, Aguinaldo; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 30/05/2009, Economia, p. 28

Bolsa brasileira é a que mais se valoriza em 2009 entre mais importantes

Os fundos de investimento em ações da Petrobras, como os de quem trocou parte do fundo de garantia (FGTS) pela aplicação, em 2000, foram a melhor aplicação financeira do mês de maio. Segundo dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) até o dia 26, essas carteiras tiveram ganho de 14,41% no mês. No mês fechado, as ações da estatal tiveram valorização de 16,62%, o que deve aumentar ainda mais a vantagem destes fundos. No ano, os fundos com estes papéis também são os que oferecem a melhor rentabilidade: 52,81%.

Na segunda colocação, ficaram os fundos de ações da Vale, aplicação que também permitiu a migração de parte do FGTS, em 2002, que renderam 7,56% até dia 26. Já no mês fechado, os papéis da mineradora renderam um pouco menos, 6,63%, o que deve ter um leve impacto na rentabilidade acumulada aplicação. No ano, estes fundos já acumulam recuperação de 41,34%, também na segunda colocação no período.

De um jeito ou de outro, as aplicações financeiras que mais renderam no mês, e que mais oferecem ganhos no ano, são atreladas ao mercado de ações. Os fundos de ações que acompanham o Índice Bovespa (Ibovespa) - principal indicador do mercado de ações, atualmente com os 65 papéis mais negociados - tiveram rentabilidade de 7,48% até dia 26.

Em dólar, alta da Bovespa chega a 67% no ano

No mês fechado, o Ibovespa teve valorização de 12,49%, garantindo a primeira posição entre os principais indicadores. No ano, a bolsa brasileira acumula ganho de 41,67%. Na lanterninha do mês e do ano, está o dólar, com perda de 9,67% e 15,59%, respectivamente, o que faz os fundos cambiais amargarem perdas de 12,65% no ano e 7,04% em maio.

A queda da moeda americana frente ao real garantiu à bolsa brasileira posição de destaque entre os principais mercados de ações do mundo. Em dólar (dividindo a pontuação diária pela cotação da moeda americana, para considerar a sua variação), o Ibovespa acumulou alta de 24,13% em maio. Com isso, a bolsa brasileira só perde para a da Rússia - hoje com poucos negócios - entre as principais bolsas mundiais. No ano, também em dólar, a bolsa brasileira sobe 66,76%, ainda na segunda posição, contra os 75,83% da bolsa de Moscou. O pior desempenho é da bolsa americana, que subiu apenas 3,32% em maio, pelo índice Dow Jones.

oglobo.com.br/economia