Título: Agaciel culpa senadores por irregularidades
Autor:
Fonte: O Globo, 03/06/2009, O País, p. 4

Tucanos querem depoimento de ex-integrantes da Mesa.

BRASÍLIA. O ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia responsabilizou ontem os senadores que ocuparam o cargo de 1º secretário durante sua gestão - que durou 14 anos - pela assinatura de contratos que estão sob suspeita de irregularidades. Da mesma forma, atribuiu aos presidentes da Casa no período a criação de dezenas de diretorias. Para o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), que acredita que ameaças veladas de Agaciel esvaziaram seu depoimento ontem, todos os primeiros-secretários da época em que ele foi diretor-geral serão instados a falar.

- A competência para credenciar bancos é da 1ª secretaria, e a Diretoria de Recursos Humanos executa a fiscalização. Portanto, a Diretoria Geral não tinha ingerência. As designações dos diretores são feitas pela Mesa, e quem abre inquérito não é a Diretoria Geral, é a 1ª Secretaria. Eu tenho que responder por mim - afirmou Agaciel.

O ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi também foi ouvido ontem por integrantes da Mesa e recuou das acusações que fez, à revista "Época", contra Agaciel.