Título: Comunicação da Petrobras tem 1.150 pessoas
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 03/06/2009, O País, p. 5

Apesar da estrutura que tem, estatal contratou empresa de assessoria de imprensa para assuntos relativos à CPI

A Petrobras contratou a empresa de comunicação Companhia de Notícias (CDN) para ajudá-la a responder aos pedidos de informações por conta da CPI no Senado que investigará suas atividades. A contratação foi feita apesar de a estatal contar com um total de 1.150 profissionais da área de comunicação (jornalismo, relações públicas e marketing), entre concursados e não concursados, em todo o país.

A Vale, ex-estatal e uma das maiores mineradoras do mundo, tem uma estrutura na área de comunicação bem mais enxuta: são ao todo 80 profissionais no país. A Vale é uma empresa brasileira global. No ano passado, teve um lucro líquido de R$21,2 bilhões. O lucro da Petrobras foi de R$32,9 bilhões.

Estatal tem Sistema de Comunicação de Crise

A Petrobras informou que, como toda grande empresa, possui um Sistema de Comunicação de Crise, que é acionado quando ocorrem eventos de vulto como greves, acidentes e assuntos de maior relevância. Em alguns casos, porém, a estatal argumenta que, ainda assim, é necessária a contratação de uma empresa externa, como ocorreu com a CDN para cuidar dos pedidos de informações decorrentes da CPI.

Segundo um executivo da Petrobras, apesar do grande número de profissionais da área de comunicação, muitos exercem atividades internas junto a outros órgãos ou nas diretorias e dificilmente poderiam ser escalados para atender à demanda de informações por conta da CPI. Na Gerência de Imprensa, na sede, no Rio, dos 15 jornalistas ali lotados, 11 ficariam encarregados de responder à imprensa sobre assuntos gerais e também sobre a CPI, caso não fosse contratada empresa de fora, alega a fonte.

A estrutura da Petrobras inclui várias gerências de comunicação na holding e em suas subsidiárias. Na holding, a Gerência de Imprensa é subordinada à Comunicação Institucional, comandada por Wilson Santarosa, ex-dirigente sindical. A Comunicação Institucional, ligada diretamente à presidência da Petrobras, movimenta em torno de R$1 bilhão por ano em patrocínios, programas sociais, ambientais e propaganda institucional.

Cada uma das seis diretorias da Petrobras tem ainda uma gerência de comunicação que executa diversas atividades, como publicações internas e outras funções. Cada diretor da Petrobras, assim como o presidente, José Sergio Gabrielli, tem direito a ter um assessor de imprensa com cargo de confiança, que não precisa ser concursado. Mas apenas Gabrielli e a diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster, tem uma assessoria de imprensa própria.

Na Vale nenhum executivo tem assessor direto

No caso da Vale, por exemplo, toda a comunicação é centralizada na diretoria de Comunicação, e os diretores não podem ter um assessor direto.

As unidades da Petrobras, como de refino, terminais e bases de operação em todo o país têm, também, uma gerência de comunicação própria. Essa gerência cuida dos contatos com as comunidades vizinhas às instalações da companhia. A estatal tem ainda funcionários da área de comunicação que respondem por suas unidades no exterior.

A Petrobras alegou que teve de contratar a CDN, mesmo tendo 1.150 funcionários no setor de comunicação, porque tem uma estrutura que inclui nove unidades de negócio da área de Exploração e Produção (E&P) espalhadas pelo país, 16 refinarias e três fábricas de fertilizantes.