Título: O Brasil pode viver sem o senhor
Autor: Damé, Luiza; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/06/2009, O País, p. 8

Ruralistas pedem à Comissão de Ética demissão de Minc.

BRASÍLIA. A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), chamou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de alienado, incompetente e "ecoxiita". O forte discurso, feito da tribuna do plenário do Senado, é uma resposta às recentes declarações do ministro, que classificou os ruralistas de "vigaristas". A senadora disse que o Brasil não sentirá a falta de Minc:

- Esses brasileiros que trabalham pelo Brasil, que o Carlos Minc, este senhor, denomina de vigaristas, para esse alienado ministro Carlos Minc, quero dizer que esses vigaristas são responsáveis por um terço do emprego dos brasileiros. Quero dizer a esse ecoxiita profissional, alienado da economia nacional, que o Brasil e o governo podem viver sem o senhor, ministro.

Ontem, a CNA protocolou denúncia na Comissão de Ética Pública do governo federal pedindo a demissão do ministro. Também pediu que a Procuradoria Geral da República o denuncie por crime de responsabilidade. O ministro terá de explicar suas afirmações, durante a marcha Grito da Terra, à Comissão de Agricultura da Câmara, que aprovou ontem sua convocação.

Kátia Abreu disse que Minc não trabalhou o suficiente para conquistar cargos eletivos. Insinuou que ele beneficiou o frigorífico Bertin, cuja multa com o Ibama ficou parada por nove meses, porque a empresa teria comprado "bois-piratas" apreendidos em uma operação.

- Vossa Excelência tem fama especial com empresários do Rio por sua ligeireza em dar licenciamento. Não sei por que não foi tão ágil com o frigorífico que comprou os bois, e por causa deles Vossa Excelência pagou um mico nacional, porque sequestrou bois e não sabia o que fazer, porque Vossa Excelência não conhece o mundo rural e foi complacente com o frigorífico que lhe quebrou um galho - provocou.

As críticas foram reforçadas por vários colegas. Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que Minc fez um desserviço ao setor ambientalista e o acusou de viver uma boa vida, desconhecendo a dureza da vida no campo:

- É uma maravilha virar a noite tomando chopinho em Copacabana. Um boa vida que só faz isso ser um herói nacional, e quem coloca a cevada no chopinho do ministro ser um vigarista é dizer que o Brasil está de pernas para o ar.

Mais cedo, Kátia Abreu, uma das articuladoras da reforma do Código Florestal, foi surpreendida pelo Greenpeace. Uma ativista com um machado de plástico e dois outros manifestantes foram ao seu gabinete entregar-lhe uma faixa de "Miss Desmatamento". A senadora chamou a segurança, e os ativistas foram presos.

Catarina Alencastro