Título: Prévias até o fim do ano
Autor: Morais, Márcio de; Cipriani, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 26/03/2009, Política, p. 7

Eleições 2010

Aécio e outros integrantes do PSDB mineiro defendem que escolha do candidato do partido à sucessão de Lula aconteça ainda em 2009

Apesar de o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter retirado no julgamento concluído na noite de anteontem a limitação de prazo para realização de prévias internas pelos partidos ¿ 30 de junho de 2010 era a data-limite defendida pelo relator do processo, ministro Felix Fischer ¿, o governador Aécio Neves e integrantes do PSDB mineiro propõem a realização da disputa interna entre ele e o governador de São Paulo, José Serra, até o fim deste ano. A data oficial da consulta, conforme informou o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Rafael Guerra (PSDB-MG), será anunciada até o fim deste mês.

Guerra acredita que setembro é o mês ideal, mas há correligionários tucanos que, por cautela, defendem melhor amadurecimento da questão. ¿Se as prévias indicarem o nome de Aécio, como esperamos, a chapa para deputado federal e estadual será mais forte e competitiva¿, justificou ontem o primeiro-secretário. ¿Em qualquer hipótese, tem de ser neste ano¿, considerou o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que, no entanto, defende mais flexibilidade na fixação da data para poder dar tempo ao Congresso Nacional de se definir em relação à reforma política.

Segundo Rafael Guerra, o mês de setembro também está nos planos do presidente da legenda, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) ¿ que trouxe para si a responsabilidade de impedir que pressões do grupo ligado ao pré-candidato José Serra impedissem a realização da pré-campanha eleitoral. Para esse grupo, a escolha daquele mês não é por acaso ¿ as filiações de candidatos está restrita ao prazo de 12 meses antes das eleições, que no Brasil tradicionalmente vêm sendo realizadas no início de outubro.

Vitória Rafael Guerra avalia que a decisão do TSE não divergiu muito do que o partido pensava. ¿Foi uma vitória (a decisão favorável às prévias), pois precisávamos de dinamizar a escolha, para que não fosse resultado de uma decisão de caciques¿, disse. O padrão fechado e autoritário de escolha de candidato à presidência já gerou duas derrotas ao PSDB: nas eleições presidenciais de 2002, em que Serra perdeu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e em 2006, quando foi a vez do atual secretário de Planejamento do governo paulista, o ex-governador Geraldo Alckmim, perder na reeleição de Lula.

Para Aécio, a decisão do TSE sobre as prévias foi dentro do esperado. ¿Poderia até preferir que houvesse a oportunidade de uma prévia um pouco mais abrangente, mas nos termos em que ela foi colocada acho que atinge seus objetivos. Até porque nada impede que os senhores da imprensa, nas várias localidades onde os debates ocorrerem, possam cobri-los e de alguma forma permitir que a sociedade acompanhe¿, disse o governador, que recebeu ontem no Palácio da Liberdade o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Jorginho Mello (PSDB), que foi declarar seu apoio ao mineiro nas prévias. O governador pretende acertar uma agenda comum com José Serra ainda para o primeiro semestre e o próximo destino deve ser o Ceará.