Título: Um sapito no caminho
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 04/06/2009, O País, p. 4

SÃO JOSÉ DA COSTA RICA. Criticado pelas constantes viagens pelo país e ao exterior, o presidente Lula comentou ontem com o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, que, na maioria das vezes, não consegue conhecer o país que visita. E fez um gracejo com os jornalistas que o acompanham no périplo pela América Central ao dizer que os repórteres costumam se cansar mais rapidamente do que ele. Antes de chegar à Costa Rica, anteontem, ele passara por El Salvador e Guatemala.

- É uma pena que, numa viagem presidencial, a gente raramente passa duas noites no mesmo hotel. E ainda tem muita gente que diz que a gente não trabalha. Meu maior prazer nessas viagens é que a imprensa cansa primeiro do que eu.

Lula voltou a reclamar da burocracia e do que considera excesso de fiscalização. Com palavras em espanhol, voltou a contar como um sapo paralisou uma obra no Rio Grande do Sul:

- A gente estava fazendo um viaduto no Rio Grande do Sul, um túnel, e aí encontrou um sapito. E, por conta daquele sapito, paramos uma obra por sete meses. Era preciso fiscalizar se ele estava em extinção. Agora, quanto custou a paralisação de uma obra por sete meses? Então - obviamente que não tenho nem coragem de matar uma cucaracha, quanto mais um sapito - era só tirá-lo e deixar passar o túnel.