Título: CPI é adiada de novo, agora para semana que vem
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 04/06/2009, O País, p. 5

Impasse é provocado por briga entre governistas, com veto de Renan a Jucá; Lula afirma que não vai interferir

BRASÍLIA. O impasse na base aliada levou o governo a adiar pela segunda vez a instalação da CPI da Petrobras. A promessa é que a comissão comece a funcionar a partir da próxima quarta-feira, véspera do feriado. A oposição aceitou o acordo, proposto pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), ao perceber que os governistas trabalhavam para tirar o quórum da reunião, marcada para hoje. Já há consenso no governo de que o presidente Lula terá de intervir pessoalmente para obter um consenso entre seus aliados.

Na Costa Rica, porém, Lula voltou a dizer que não pretende se envolver no problema:

- Não sei se alguém está me esperando para discutir negócio de CPI, para montar CPI. Não é do meu feitio e de meu hábito interferir sobre quem vai para a CPI. Esse é um problema dos partidos. O Congresso criou a CPI, escolheu os membros. Monte a CPI e toque o barco. Faça funcionar. Eu, sinceramente, não vejo que tenha um problema. Estamos dentro da normalidade constitucional. Estamos trabalhando tranquilamente.

O Planalto esperava aproveitar o impasse, provocado principalmente pelo veto do líder do PMDB, Renan Calheiros, a Jucá, para adiar ao máximo o início da CPI. A estratégia, porém, acabou alterada pelo acordo com a oposição. A avaliação no governo é de que Renan teria passado de todos os limites ao insistir no veto a Jucá. Um auxiliar de Lula não poupou críticas ao que chamou de "esforço desmedido" de Renan para manter o controle sobre a CPI.

COLABOROU: Chico de Gois