Título: Mantega, PIB oficial e o assessor meio deprimido
Autor: Paul, Gustavo; Barbosa, Flávia
Fonte: O Globo, 04/06/2009, Economia, p. 26

Ministro corrige projeção de recessão

BRASÍLIA. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, passou por um constrangimento na apresentação do balanço do PAC. Ao falar sobre o PIB, Mantega apresentou um gráfico mostrando a previsão de crescimento de 1% em 2009. Mas, no caderno distribuído no evento, o gráfico apontava retração de 0,3% este ano, com ressalva de que se trata de previsão do mercado financeiro (pesquisa Focus). A confusão de números não foi percebida pelo ministro na hora. Alertado depois, Mantega fez questão de retomar a palavra e reiterar a previsão oficial.

- Eu acho que o assessor que escreveu isso estava meio deprimido e esqueceu de mostrá-la para o ministro. O que está valendo é o que apresentei - afirmou à plateia.

Na sequência, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em tom de brincadeira, pediu que o assessor se apresentasse. Mantega afirmou:

- O assessor agora deve estar hospitalizado

Esse episódio rendeu puxões de orelha aos técnicos:

- O assessor usou a projeção da pesquisa Focus, mas já corrigi. Temos duzentas coisas para fazer e não revisamos todos os quadros - disse Mantega ao fim do evento.

A equipe da Fazenda trabalha com retração de 1,5% do PIB do primeiro trimestre de 2009 sobre o quarto trimestre de 2008. (Gustavo Paul e Martha Beck)