Título: Ainda é cedo
Autor:
Fonte: O Globo, 02/06/2009, O País, p. 4

Serra e Dilma se encontram e evitam comemorar pesquisas

SÃO PAULO. Na esteira dos resultados das pesquisas eleitorais do Datafolha e do Sensus, os dois principais pré-candidatos à Presidência se encontraram ontem num debate internacional sobre o etanol, em São Paulo. O governador José Serra (PSDB), que lidera as pesquisas, mas tem visto diminuir sua vantagem sobre a adversária do PT, a ministra Dilma Rousseff, disse estar "satisfeito" com os números. Já a petista preferiu não comemorar. Pesquisa é "coisa volátil", disse ela.

O tucano recusou o rótulo de presidenciável e disse que, atualmente, só é candidato "a governar o estado":

- Não estou em campanha. Sou governador aqui. Não tenho presença nacional. No plano nacional, sequer o meu partido definiu quem vai ser o candidato. Não estou fazendo política nem tendo presença nacional através de atos administrativos, de propaganda e tudo mais.

Serra disse comemorar a melhora na avaliação de seu governo. Na pesquisa Datafolha, o percentual de paulistas que aprovam a gestão dele subiu de 53% em março para 56%, e a parcela dos que a rejeitam caiu de 11% para 9%.

A ministra Dilma também preferiu não celebrar os resultados:

- Acho pesquisa uma coisa volátil, que retrata o momento apenas. Sobe e desce, é só retrato. Ninguém pode achar pesquisa nem ruim nem boa. É muito passageira, volátil.

Dilma reafirmou que se considera curada do linfoma, "como os médicos disseram", e que continua fazendo os tratamentos necessários.

- De uma certa forma a doença me fez ficar, contraditoriamente, de bem comigo mesma. Estou me sentindo capaz de resistir, de enfrentar e, nesse sentido, estou mais leve.