Título: Lula descarta liberar Gilberto Carvalho e quer Dutra para presidente do PT
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 05/06/2009, O País, p. 4

Presidente da BR Distribuidora diz que está bem no cargo, mas aceitaria disputar.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou ontem ao presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), que não vai liberar seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, para comandar o partido a partir de novembro. E sugeriu que o ex-senador e hoje presidente da BR Distribuidora, o sergipano José Eduardo Dutra, seja o candidato do grupo majoritário do PT para assumir o lugar de Berzoini, que não pode mais ser reeleito para o cargo. O próximo presidente do PT vai comandar a política de alianças nos estados para sustentar a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na primeira eleição dos últimos 20 anos sem Lula na disputa.

Em reunião ontem de manhã no Palácio da Alvorada, Lula e Berzoini conversaram sobre a sucessão no PT, quando o nome de Gilberto foi definitivamente descartado. Na véspera, o próprio Carvalho ligara para Dutra para lhe informar que Lula diria a Berzoini que não o liberaria para presidir o PT.

Se Dutra for confirmado, e não houver consenso para chapa única, ele poderá disputar com o atual secretário geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo (SP), da Mensagem, e a deputada Iriny Lopes (ES), da Articulação de Esquerda.

A candidatura de Dutra será discutida no seminário da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) - antiga Articulação, do Campo Majoritário - neste fim de semana, em São Paulo.

Sondado antes do encontro, Dutra mandara dizer a Lula que aceitaria, mas ainda não conversou com ele sobre sua situação na presidência da BR Distribuidora, um dos cargos mais cobiçados pelos aliados.

- Mandei dizer que estou bem onde estou e não quero disputar nada. Mas que se o nome de Gilberto Carvalho ficasse inviabilizado e Lula entendesse que meu nome aglutina, eu estaria à disposição - disse Dutra.

Berzoini, procurado ontem, não quis dar entrevista.