Título: Franceses fazem cobrança a ministro
Autor:
Fonte: O Globo, 05/06/2009, Rio, p. 12

Parentes de vítimas embarcam hoje para Recife para acompanhar buscas

O ministro da Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, enfrentou ontem duras críticas de seus conterrâneos durante visita ao Brasil para encontrar parentes das vítimas do voo da Air France. Os familiares das vítimas francesas que estão no Rio reclamaram da falta de ajuda do país ao Brasil nas buscas. Já os brasileiros, criticaram a falta de informações da França sobre as causas do acidente. A Aeronáutica confirmou que vai levar parentes de vítimas para acompanhar as buscas.

Representante se reunirá com associação de vítimas da TAM

O ministro chegou ao Brasil pela manhã e foi para a missa na Igreja na Candelária. Ele foi embora à noite no voo de mesmo horário do que sofreu o acidente. Após a missa, Kouchner foi ao Liceu Molière, em Laranjeiras, prestar solidariedade às famílias. Um aluno, um diretor e duas mães de alunos estavam no voo que desapareceu. O ministro tentou explicar aos parentes a dificuldade que os navios da França encontram para chegar ao local das buscas. Segundo ele, quatro embarcações francesas vão ajudar os seis navios brasileiros que já estão na área.

Já aos brasileiros, Kouchner explicou que o governo francês não está sonegando informações. Os parentes estavam especialmente desconfiados que o governo já teria as informações técnicas sobre o voo - que teriam sido enviadas automaticamente pela aeronave - que pudessem esclarecer o que aconteceu. Mas o ministro garantiu que as informações disponíveis ainda não são suficientes.

- Nós entendemos a angústia das famílias. Mas não estamos escondendo nada. Não há razão para isso. O problema é que não temos nada para informar - afirmou o ministro.

À tarde, os parentes das vítimas foram informados que uma pessoa de cada família de vítima poderá ir ao local onde estão sendo feitas as buscas. Os parentes saem hoje às 7h da Base Aérea do Galeão em direção a Recife. Pelo menos 15 pessoas já haviam confirmado que iriam embarcar, segundo Nelson Marinho, pai de uma das vítimas.

Na quarta-feira, os parentes iniciaram a formação de uma comissão. Mas a divulgação dos nomes dos integrantes desagradou uma parte dos familiares, que pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para enviar uma nota informando que não há comissão oficial das famílias. Um dos representantes do grupo, Maarten Vans Sluys, disse que criação do grupo vai prosseguir. Ele afirmou que sentiu-se intimidado pela nota da Anac - que nega qualquer intimidação. Maarten disse que hoje se encontrará com um representante da associação de vítimas do acidente da TAM de 2007.